top of page

Dica de Filme/ O Show de Truman



🎞️📽️🚧🌄


A alegoria da caverna, como também é conhecida, foi criada pelo filósofo grego Platão (427-347 a.C.) para simbolizar o conhecimento humano. Segundo essa teoria, o homem seria como um prisioneiro em um caverna e o que ele conhece é apenas um reflexo ou a sombra da realidade. O real está fora da caverna. Uma coisa é difícil de compreender quando nunca saímos da caverna e nos acostumamos a utilizar e a trabalhar com as sombras. Nesse sentido, não conhecemos a existência do real ou temos medo e será exigido coragem para sair da caverna.


O filme :O Show de Truman possibilita preciosas lições em torno da caverna simbólica ao qual o ser humano pode estar inserido e o que pode representar esse despertar e saída.


Truman,(Jim Carrey,) é um homem que não pode decidir nada na sua vida. Desde quando nasceu, ele foi comprado por um programa de televisão do qual é o protagonista. Todas as decisões que Truman toma (namorar, casar, comprar uma casa, trabalhar…) não são escolhidas por ele. São, na verdade, ações guiadas pelo criador do programa.


Assista a essa grandiosa obra cinematográfica e emocione-se com Truman.

bottom of page